Portal colombiano acompanha evolução da internet e torna-se modelo na distribuição de notícias

2 jun

Emprêsa de comunicação colombiana aposta em mudanças estruturais devido a convergência digital,  implanta medidas de sucesso e torna-se  modelo  de jornalismo online.

Sede Central do El Tiempo

A Casa Editorial El Tiempo (CEET), a mais moderna e sofisticada  empresa de comunicação da Colômbia aposta na integração das redações de todos os seus veículos, promove unificação  e em função das mudanças realizadas ao longo de 10 anos, se torna uma  referencia para todos os sites de jornalismo digital em todo o mundo.  A convergência de mídias ,  surgida com o avanço da internet, gerou estudos de teóricos da área de comunicação demonstrando a necessidade da  interação dos profissionais das redações  agilizando a produção e a distribuição das informações em todos os veículos.

Redação

 

As mudanças estruturais no El Tiempo não começaram do dia para a noite. A decisão de iniciar um projeto de reestruturação completa da empresa começou em 2002.  Luis Fernando Santos, membro da família dona da empresa  e presidente da companhia, foi quem determinou que era necessário abrir os olhos para um cenário pouco conhecido até então.  Em uma decisão revolucionaria a empresa reuniu em um único espaço físico as redações de todos  os veículos do grupo.

 

Em 2006, a direção da companhia decidiu criar, a partir do que já havia sido pesquisado e debatido por este grupo específico e por estudos da própria empresa, um novo modelo de geração de conteúdo, específico para a casa. Esse projeto incluía uma futura integração completa dos espaços físicos das redações dos diferentes veículos da casa. A CEET é composta por um jornal de circulação nacional, o El Tiempo; um jornal econômico, o Portafólio; um jornal impresso de distribuição gratuita, o ADN; alguns jornais locais de venda em determinados bairros em Bogotá; mais de uma dezena de revistas impressas segmentadas e outras que são encartes do El Tiempo; um canal de televisão local, o CityTV; e um conjunto de sites jornalísticos e outros comerciais, entre eles o portal informativo mais acessado da Colômbia, o eltiempo.com.

Redaçao Integrada

 

Toda a nova produção da casa passou a ser pensada a partir de um ponto único central de agregação de informações: A bolsa de conteúdo.  Nela, todo o conteúdo produzido, independente do meio, é depositado e possível de ser aproveitado por todos aqueles produtos que por ele se interessassem. A bolsa foi criada a partir da adoção de um sistema feito exclusivamente para o funcionamento desta nova redação, chamado de Hermes 11, desenvolvido por uma empresa alemã de tecnologia da informação.

Redaçao

A ideia foi juntar os profissionais dos diferentes meios e dividir a redação resultante basicamente em duas: uma responsável pela produção e geração de conteúdo, cuja produção seria divida em grupos temáticos (o que para nós seria uma editoria); e um segundo grupo formado pelos editores de produtos, composto por jornalistas responsáveis pela formatação do conteúdo produzido pelos temáticos de acordo com as possibilidades e limites de cada um dos meios, seja ele impresso, televisivo ou virtual.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: